Workshop PLAN4Digital

/
/
Workshop PLAN4Digital

Decorreu, no dia 27 de abril de 2022, entre as 15h00 e as 17h00, de forma digital, o workshop PLAN4Digital. Este workshop insere-se numa série de workshops que serão dinamizados  no âmbito da atividade 4, “PLAN4Digital”, do PPS1, “Digi4Construction”, com o objetivo de contribuírem para a definição de um Plano de Transição Digital para a Indústria da Construção – o Plan4Digital.

Assim, neste primeiro workshop procurou-se definir um modelo consensual para o plano de ação e identificar medidas concretas e estratégicas a adotar para a digitalização do setor AEC Para isso dividiu-se a sessão em duas partes: sessão expositiva (30 min) e sessão de debate (1h30 min).

Na sessão expositiva enquadrou-se o tema da digitalização do setor AEC, bem como os objetivos do projeto REV@CONSTRUCTION, nomeadamente da atividade 4. Em específico, foram abordados os seguintes tópicos:

  • Projeto Mobilizador REV@Construction e Atividade PLAN4Digital;
  • Modelo proposto para o Plano de Ação;
  • Estado da Arte e Implementação BIM;
  • Enquadramento Legislativo.

Na sessão de debate foi promovido o diálogo entre os especialistas com o apoio da plataforma de colaboração digital – Conceptboard na gestão e agregação do conhecimento dos especialistas. Esta sessão dividiu-se em 4 partes principais:

  • Parte I – Barreiras à Digitalização/BIM;
  • Parte II – Modelo do Plano de Ação para a Transição Digital;
  • Parte III – Medidas para a Transição Digital da Indústria da Construção;
  • Parte IV – Discussão geral dos resultados.

Para o workshop, que decorreu em ambiente fechado, apenas para convidados, participaram diversos especialistas representantes dos diferentes quadrantes do setor, entre os quais:

  • Tecido Empresarial: AECOPS (Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços); Grupo Casais; Gabriel Couto; Grupo ACA; APPC (Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores); Engexpor; Quadrante; A400; TPF; e Grupo Mota-Engil.
  • Competências: Universidade do Minho; Instituto Politécnico de Leiria; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Ordem dos Arquitetos; e Ordem dos Engenheiros.
  • Contratação e Gestão: EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA; Infraestruturas de Portugal; Lisboa SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana; Gaiurb, EM Urbanismo e Habitação; Comissão Técnica 197 – Building Information Modelling (BIM); e Comissão Técnica 204 – Gestão de Ativos.

Partilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Últimas Novidades

O Projeto Mobilizador REV@CONSTRUCTION esteve presente na segunda Conferência Internacional de Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, um evento que decorre até hoje, no Funchal! Organizado pelo Itecons, em colaboração com...

Decorreu no passado dia 27 de junho de 2023, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, o evento que marca o final do Projeto REV@CONSTRUCTION, com o mote “A Revolução da...

O nosso website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar o website assumimos que aceita a utilização dos mesmos.