Decorreu, no dia 27 de abril de 2022, entre as 15h00 e as 17h00, de forma digital, o workshop PLAN4Digital. Este workshop insere-se numa série de workshops que serão dinamizados no âmbito da atividade 4, “PLAN4Digital”, do PPS1, “Digi4Construction”, com o objetivo de contribuírem para a definição de um Plano de Transição Digital para a Indústria da Construção – o Plan4Digital.
Assim, neste primeiro workshop procurou-se definir um modelo consensual para o plano de ação e identificar medidas concretas e estratégicas a adotar para a digitalização do setor AEC Para isso dividiu-se a sessão em duas partes: sessão expositiva (30 min) e sessão de debate (1h30 min).
Na sessão expositiva enquadrou-se o tema da digitalização do setor AEC, bem como os objetivos do projeto REV@CONSTRUCTION, nomeadamente da atividade 4. Em específico, foram abordados os seguintes tópicos:
- Projeto Mobilizador REV@Construction e Atividade PLAN4Digital;
- Modelo proposto para o Plano de Ação;
- Estado da Arte e Implementação BIM;
- Enquadramento Legislativo.
Na sessão de debate foi promovido o diálogo entre os especialistas com o apoio da plataforma de colaboração digital – Conceptboard na gestão e agregação do conhecimento dos especialistas. Esta sessão dividiu-se em 4 partes principais:
- Parte I – Barreiras à Digitalização/BIM;
- Parte II – Modelo do Plano de Ação para a Transição Digital;
- Parte III – Medidas para a Transição Digital da Indústria da Construção;
- Parte IV – Discussão geral dos resultados.
Para o workshop, que decorreu em ambiente fechado, apenas para convidados, participaram diversos especialistas representantes dos diferentes quadrantes do setor, entre os quais:
- Tecido Empresarial: AECOPS (Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços); Grupo Casais; Gabriel Couto; Grupo ACA; APPC (Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores); Engexpor; Quadrante; A400; TPF; e Grupo Mota-Engil.
- Competências: Universidade do Minho; Instituto Politécnico de Leiria; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Ordem dos Arquitetos; e Ordem dos Engenheiros.
- Contratação e Gestão: EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA; Infraestruturas de Portugal; Lisboa SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana; Gaiurb, EM Urbanismo e Habitação; Comissão Técnica 197 – Building Information Modelling (BIM); e Comissão Técnica 204 – Gestão de Ativos.