O Projeto.

O Projeto Mobilizador “Digital Construction Revolution – REV@CONSTRUCTION” tem como princípio base a concretização da Transformação Digital das empresas do setor AEC, com o objetivo de promover a sua competitividade e crescimento sustentável, assim como um alinhamento estratégico com o setor a nível europeu.

A transformação digital da indústria do setor da construção é cada vez mais necessária, para fazer face aos desafios de competitividade e produtividade a nível internacional. Atualmente, o setor AEC é altamente segmentado e apresenta lacunas ao nível do desenvolvimento tecnológico que dificultam a sua eficiência face aos mercados europeus.

Por isso, o REV@CONSTRUCTION definiu objetivos centrados na preocupação do aumento da produtividade, competitividade e crescimento sustentável,

desde as fases da conceção e construção até à fase da exploração, para criar as bases para um conjunto de inovações futuras, atrair novas empresas para o setor e fazer emergir novos modelos de negócio.

I&D.

O Rev@Construction propõe, assim, uma abordagem transversal à cadeia de valor do setor sustentada em pilares fundamentais da Investigação e do Desenvolvimento:

O propósito final da I&D é o desenvolvimento de diversas ferramentas digitais ligadas a aspetos fundamentais do setor, desde a fase de projeto, recorrendo a metodologias BIM, passando pelo processo de fabrico e colocação em obra do betão e das misturas betuminosas que constituem os pavimentos, até à fase de exploração dos ativos, apoiando as análises de ciclo de vida dos pavimentos e das obras de arte. Pretende-se que estas ferramentas facilitem a introdução do conceito de Digital Twin na indústria da construção, recorrendo a investigação em áreas digitais de ponta como Realidade Aumentada, Sensorização, Big Data, ou IoT.

Para que esta transformação seja sustentada, irá ser desenvolvida toda uma estrutura transversal ao setor, que tratará de desenvolver, digitalizar e integrar as necessárias bases da indústria, como as bibliotecas de objetos BIM, as bases de dados de custos, e a própria plataforma que suportará as ferramentas desenvolvidas no âmbito do REV@CONSTRUCTION.

Pretende-se que esta estrutura potencie a mobilização do setor AEC, bem como de PME’s tecnológicas, para esta Revolução Digital, de forma sistematizada e baseada na interoperabilidade dos produtos resultantes do REV@CONSTRUCTION.

PPS.

Este Projeto está organizado em 5 PPS:

Dinamizado pelo BUILT CoLAB, o REV@CONSTRUCTION tem uma forte ligação com as entidades de I&D de referência em Portugal, e diversos representantes da indústria, entre os quais se encontram, grandes empresas nacionais, assim como as mais inovadoras PME do setor AEC e da área tecnológica.

O consórcio está certo de que esta iniciativa integradora, transversal e estruturante terá o efeito mobilizador essencial para uma das áreas com maior impacto na economia nacional – promover a Revolução Digital no setor AEC.

O nosso website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar o website assumimos que aceita a utilização dos mesmos.