Atividades.
A estratégia do Projeto Mobilizador REV@CONSTRUCTION centra-se na Digitalização do setor AEC, com o objetivo de aumentar a sua competitividade internacional.
Para isso vai desenvolver e fornecer soluções digitais às empresas do setor, desde arquitetos e projetistas, a empresas de gestão de empreendimentos e empresas de construção. A solução para atingir os objetivos descritos passa pela criação de novos Produtos, Processos ou Serviços – PPS.
O REV@CONSTRUCTION está estruturado em 4 PPS principais:
PPS1
DIGI4Construction
Pretende desenvolver e disponibilizar sob a forma de uma plataforma interoperável as bases metodológicas, de informação e serviços standard necessários à elaboração de projetos BIM, eliminando a barreira existente entre esta metodologia/ferramenta de modelação e a produção de cadernos de encargos normalizados. Pretende-se disponibilizar à indústria da construção um local de colaboração, partilha e acesso a serviços inovadores tendo como objetivos principais:
01.
O aumento da eficácia e da eficiência dos processos de obra, fornecendo aos agentes envolvidos um instrumento agregador e uniformizado de trabalho para a concretização de empreendimentos de construção designadamente de investimento público, assim como dotar a administração pública de um instrumento de recolha de dados para os seus instrumentos de controlo e monitorização.
02.
A redução dos “custos públicos de contexto” pela uniformização de práticas e procedimentos ao longo das várias fases do processo construtivo, investindo nas questões centrais do setor da construção. Acresce a implementação de mecanismos de comunicação entre diferentes aplicações promovendo a transparência e simplificação dos fluxos de informação garantindo que não ocorrem perdas de informação durante os processos.
03.
Cumprir o objetivo nacional e europeu da utilização de tecnologias de informação e comunicação inovadoras no setor da construção, com particular enfoque nas questões de integração entre aplicações, interoperabilidade e segurança.
04.
A utilização de Plataformas de Interoperabilidade para troca de informação entre sistemas de informação intersetoriais e para disponibilização de serviços que possam vir a ser de uso generalizado no setor da construção.
05.
Qualificar o investimento público em construção, sobretudo ao nível dos donos de obra públicos e através de programas de formação que reforcem as competências técnicas e a visão do processo construtivo para a utilização em detrimento de uma visão mais segmentada e centrada no valor inicial do investimento.
Para atingir estes objetivos será necessário atuar a vários níveis:
- Estruturar um modelo integrado de informação digital de uma obra, e serviços associados - Plan4Digital4.0 - a disponibilizar sob a forma de uma plataforma interoperável – Digi4Construction.
- TECHinfo 4.0 - alargar os conteúdos normalizados atuais do sistema de gestão de informação técnica da construção e adequar os serviços a novos tipos de obra (exs. ferroviárias, aeroportuárias). Desenvolver modelos de organização standard para os tipos de obra mais frequentes em Portugal e nos mercados internacionais em que a indústria da construção está a apostar.
- CostManage4.0 - desenvolver e operacionalizar o conceito do custo de vida (CCV) de uma obra, e em detalhe dos seus elementos constituintes, e criação de base de dados de custos, para sustentar decisões mais informadas sobre a sustentabilidade económica dos investimentos em futuros empreendimentos.
- idBIM4.0 - desenvolver uma biblioteca nacional de objetos BIM, normalizada, alinhada com os documentos normativos em desenvolvimento ao nível europeu e internacional, designadamente as normas europeias em desenvolvimento pelo CEN/TC442 que pretendem constituir um dicionário europeu interoperável, capaz de ligar as diversas bibliotecas nacionais.
- BIM4Bridges - Aplicar os conteúdos BIM desenvolvidos a um tipo de Obra (de Arte) complexo para provar e sistematizar os conceitos desenvolvidos.
PPS2
Digital Twin para os intervenientes do setor AEC
Tem como objetivo central a promoção da digitalização dos processos e atividades de negócio da construção desde a fase de conceção e projeto, até à conclusão e entrega da obra, sendo um acelerador deste processo de transformação para os diferentes stakeholders que neles participam: empresas de construção, projetistas, arquitetos, empresas de fiscalização, donos de obra, fornecedores de materiais, entre outros. A materialização deste objetivo central será atingida da seguinte forma:
01.
Implementação de um contexto tecnológico inclusivo, aberto, que privilegie a utilização de soluções de base Open Source e que promova a introdução das tecnologias da Indústria 4.0 no setor.
02.
Disponibilização de apps de suporte à digitalização dos processos de negócio, inovadoras e potenciadoras de vantagens competitivas no setor: BET 4.0, PAV 4.0 e PointCloud4BIM .
03.
Introdução do conceito de Digital Twin na construção, dispondo de modelos digitais 3D, permanentemente atualizados, incrementados com informação, que permita o conhecimento da realidade da obra em back-office, em tempo real, e facilite a tomada de decisão, incluindo o ajuste constante da alocação de recursos e o desenvolvimento dos processos de produção em condições ótimas e a sobreposição do domínio virtual com o domínio físico.
04.
Criação de uma plataforma de disponibilização de dados unificada (DataDelivery4Construction) que facilite a recolha de dados de múltiplas fontes – DIGI4Construction, sistemas corporativos (ERP´s, orçamentação, etc.) e coletores automáticos de dados – sensores, laserscans, camaras cctv, etc… – e promova a sua utilização em diferentes aplicações de negócio.
PPS3
Digital Twin para a Operação e Manutenção
Funcionará como um “acelerador” do processo de digitalização para os diferentes stakeholders, com particular foco nos donos de obra e nas empresas de facility management, sem esquecer as empresas de construção, projetistas, arquitetos, empresas de fiscalização e fornecedores de materiais, entre outros, que muito podem beneficiar pelo conhecimento do comportamento dos ativos e dos seus materiais em fases posteriores do ciclo de vida. Para isso, prevê concretizar os seguintes objetivos específicos:
01.
Implementação de um contexto tecnológico inclusivo, aberto, que privilegie a utilização de soluções de base Open Source e que promova a introdução das tecnologias da Indústria 4.0 no setor.
02.
Disponibilização de apps de suporte à digitalização dos processos de negócio, inovadoras e potenciadoras de vantagens competitivas: RCM4Assets e Pav 4.0 – LC.
03.
Introdução do conceito de Digital Twin na gestão de ativos, dispondo de modelos digitais 3D, permanentemente atualizados de forma automática, incrementados com informação, que permita o conhecimento da realidade dos ativos em back-office, em tempo real, e facilite a tomada de decisão, incluindo o ajuste constante da alocação de recursos e o desenvolvimento dos processos de operação e manutenção em condições ótimas e a sobreposição do domínio virtual com o domínio físico.
04.
Criação de uma plataforma de disponibilização de dados unificada que facilite a recolha de dados de múltiplas fontes, desde sistemas corporativos a coletores automáticos de e promova a sua utilização em diferentes aplicações de negócio.
O que se pretende é uma extensão dos desenvolvimentos do PPS2, adaptados às necessidades específicas da gestão de ativos, mas que não implique uma duplicação de esforço e sobretudo permita uma utilização continuada da informação ao longo do ciclo de vida dos ativos.
PPS4
Living Lab Pavimentação e Demostrador BIM para Obras de Arte
Neste PPS serão implementados dois Living Labs (demonstradores) que vão concretizar o trabalho desenvolvido nos PPS’s 1, 2 e 3, para validar os sistemas e aplicações desenvolvidos. Um deles será o BIM4Bridges, no qual se irá efetuar uma demonstração das potencialidades do BIM quando aplicado em obras de arte – para o contexto será realizada a modelação por laser can e fotogrametria de uma obra de arte/infraestrutura já existente. O outro será dedicado à digitalização da informação relativa aos pavimentos rodoviários, para validar as aplicações PAV 4.0 (que irá instrumentar e registar informação durante a fase de construção do pavimento) e PAV 4.0 LC (que irá instrumentar e registar informação durante a fase de utilização do pavimento para avaliação da evolução do seu desempenho ao longo do ciclo de vida).
PPS5
Gestão e Comunicação do Projeto
Engloba as atividades necessárias para a gestão, promoção e comunicação do projeto, bem como a sua interligação com outras iniciativas nacionais.