Lançada Plataforma de Auscultação Nacional para Normalização de Modelos de Dados de Produtos

/
/
Lançada Plataforma de Auscultação Nacional para Normalização de Modelos de Dados de Produtos

No âmbito da Atividade 5 do PPS1, “idBIM4.0 – Biblioteca de objetos BIM nacional”, foi recentemente lançada uma plataforma de auscultação ao setor AEC com o objetivo de recolher contribuição direta a vários intervenientes para formulação/validação de PDT’s (Product Data Templates ou Modelos de Dados de Produtos).

Uma equipa liderada pela Universidade do Minho, em conjunto com a Comissão Técnica  CT197 – BIM e o projeto SECCLASS, está a trabalhar para a criação de PDT’s a nível nacional e a descrevê-los em pormenor. Para isso estão a ter em consideração vários recursos de dados, como por exemplo os requisitos de interoperabilidade IFC, o Regulamentos de Produtos de Construção (CPR), as Declarações Ambientais de Produtos (EPD), e outras iniciativas de normalização. Estes esforços envolvem agora a consulta direta aos vários intervenientes na cadeia de valor, para assegurar que os PDT criados reúnam consenso generalizado no setor AEC.

Cada interveniente envolvido no setor AEC pode contribuir para a especificação das propriedades dos produtos de construção na plataforma online disponível em pdts.pt.

Esta iniciativa tem por base o facto de a normalização ser um dos pilares dos processos de implementação do BIM e é uma chave para melhorar a colaboração entre os atores da indústria. Um dos principais desafios no processo de normalização de dados para produtos de construção é a definição de informação relevante “não gráfica” e a sua nomenclatura.

Informação mais completa está disponível num artigo apresentado no Congresso ptBIM e disponível aqui.

Partilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Últimas Novidades

O Projeto Mobilizador REV@CONSTRUCTION esteve presente na segunda Conferência Internacional de Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, um evento que decorre até hoje, no Funchal! Organizado pelo Itecons, em colaboração com...

Decorreu no passado dia 27 de junho de 2023, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, o evento que marca o final do Projeto REV@CONSTRUCTION, com o mote “A Revolução da...

O nosso website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar o website assumimos que aceita a utilização dos mesmos.