Validação da APP PAV 4.0 LC num Living Lab

/
/
Validação da APP PAV 4.0 LC num Living Lab

No âmbito da Atividade 23, Validação da APP PAV 4.0 LC num Living Lab, realizaram-se no passado dia 21 de março de 2023 os trabalhos de instalação do sistema de monitorização num pavimento real.

A operação contou com a participação de um conjunto de entidades copromotoras do projeto REV@CONSTRUCTION, nomeadamente, a Universidade do Minho, a Mota-Engil, a Infraestruturas de Portugal, o LNEC e o Built CoLAB, contando ainda com a colaboração de outras entidades afetas à Mota-Engil, como a Concessionária Douro Interior e a ATIV, e o fornecedor dos sensores de fibra ótica, HBK Fibersensing. O sistema foi instalado num troço do IC5, junto ao nó de Lodões, tendo sido concluída com sucesso a instalação dos sensores. Segue-se a ligação dos sensores a um servidor que vai permitir obter dados relativos à resposta do pavimento quando sujeito a solicitações externas, nomeadamente, as que são impostas pelos veículos que circulam na referida estrada e as que resultam de variações de temperatura no pavimento.

O sistema de monitorização desenvolvido nesta atividade permitirá obter informação em tempo real sobre as solicitações do tráfego e da temperatura, informação essa que servirá de base para a avaliação do comportamento do pavimento ao longo do seu ciclo de vida. Com os dados aqui recolhidos será possível aperfeiçoar os modelos de comportamento do pavimento e, dessa forma, contribuir para uma melhoria dos procedimentos de gestão deste tipo de infraestruturas.

Veja, abaixo, alguns dos principais momentos desta atividade:

Partilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Últimas Novidades

O Projeto Mobilizador REV@CONSTRUCTION esteve presente na segunda Conferência Internacional de Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, um evento que decorre até hoje, no Funchal! Organizado pelo Itecons, em colaboração com...

Decorreu no passado dia 27 de junho de 2023, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, o evento que marca o final do Projeto REV@CONSTRUCTION, com o mote “A Revolução da...

O nosso website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar o website assumimos que aceita a utilização dos mesmos.